• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Filhote de baleia encalha na Praia da Lagoinha mas é salvo por voluntários

- Publicado em 02/12/2019 às 23:37 - Atualizado em 02/12/2019 às 23:49

Filhote foi devolvido ao mar em tempo hábil Baixar Imagem

Um filhote de baleia encalhou na Praia da Lagoinha, zona sul de Balneário Arroio do Silva. O animal foi avistado na faixa de areia por volta de 9 horas da manhã, pela professora Sandra Nádia Kuntze, que logo colocou a informação na rede social. Em seguida os ambientalistas José Luiz, morador da Praia da Caçamba passou contato da Bióloga Suelen Santos do Projeto Educamar, que foi a primeira a chegar até o local e também foi acionada a  equipe do PMP – UDESC- Laguna que veio prestar suporte. “Ficamos com protocolo de encalhe aberto e equipamentos para agir novamente caso ela voltasse encalhar mas ela voltou. Era uma baleia da espécie minke-anã (balaenoptera acuturostrata).

Professora e pescadores conseguiram desencalhar o filhote

Enquanto o grupo técnico era acionado, a professora Sandra, com apoio do esposo e um veranista redobraram esforços para colocar o filhote ao mar. “Por três vezes colocamos ele em águas mais profundas e acabava voltando a praia, mas numa nova tentativa deu certo e esperamos que tenha sobrevivido e encontrado sua mãe”, disse Sandra. Enquanto o grupo técnico era acionado, a professora Sandra, com apoio do esposo e um veranista redobraram esforços para colocar o filhote ao mar. “Por três vezes colocamos ele em águas mais profundas e acabava voltando a praia, mas numa nova tentativa deu certo e esperamos que tenha sobrevivido e encontrado sua mãe”, disse Sandra. A equipe de socorro de Laguna chegou à Praia da Lagoinha por volta de 14 horas e passou a monitorar, junto com os bombeiros de Arroio do Silva, mas o filhote de baleia não foi avistado.

Acionar a ONG e Polícia Ambiental

A Bióloga da ONG Educamar, pede que quando encontrarem animal marinho acionar a ONG ou Polícia Ambiental e não devolver ao mar.  Suelen agradece a comunidade que é muito importante para podermos trabalhar juntos na proteção e monitoramento de animais marinhos”.

Praia tranquila e lugar de cardumes

A Praia da Lagoinha, na divisa entre Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota é um lugar tranquilo e muito procurado pelos pescadores para pegar cardumes de peixes, principalmente na baixa temporada, quando acostam Tainhas e Corvinas.

Fotos: Sandra Nádia Kuntze


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar