• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

CHAMA CRIOULA ESTÁ SENDO CONDUZIDA POR TRADICIONALISTAS DO ARROIO EM CAVALGADA QUE INICIOU NA SERRA GAÚCHA

- Publicado em 11/09/2019 às 00:44 - Atualizado em 11/09/2019 às 00:44

Acampamento já está quase pronto Baixar Imagem

CAMBARÁ DO SUL/RS-ARROIO DO SILVA-SC

Um grupo de tradicionalistas e das Campeiras do Litoral, que representam os piquetes da 17ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio, saiu neste domingo, 08, rumo à cidade gaúcha de Cambará do Sul, para buscar a chama crioula.

O grupo que tem a frente o vereador arroiosilvense, Sérgio Policarpo e o condutor da chama, Valcir Francisco Fontana, o Neco, entre outros, chegou ao final da tarde à serra gaúcha e foram recebidos no Sítio do amigo e parceiro de cavalgadas Silvano Lemos.

Segundo adiantou Policarpo,  a chama começou a ser conduzida em cavalgada, a partir de segunda-feira, 9, e descerá pela Serra da Rocinha, Timbé do Sul, onde o prefeito Betinho vai recepcionar o grupo, seguindo por Morro Chato, Turvo, até o CTG Galpão de Estância, Araranguá, com chegada prevista para sábado, dia 14. No dia 15 de setembro, a cavalgada chega ao Acampamento Farroupilha na Avenida Barriga Verde, acesso do Balneário Arroio do Silva, para a cerimônia oficial de acendimento da chama crioula.

O Acampamento Farroupilha está com sua estrutura praticamente concluída. No final de semana a empresa contratada montou as tendas, que fazem parte da estrutura para shows e bailes. O local conta com as sedes de piquetes, um restaurante central, que servirá comida típica gaúcha e nos piquetes não faltará o costelaço ao fogo de chão, prosas, mateadas, declamações, boa música e o clima de amizade que reúne os apaixonados pela tradição. 

A programação oficial inicia no  domingo, dia 15,  às 11h30min, com a chegada da Chama Crioula, abertura oficial com hasteamento das bandeiras, benção dos cavaleiros, almoço com cavaleiros e autoridades, entrega de Certificados aos participantes da cavalgada e às 18h30min com show  do cantor gaúcho Lincon ramos e após apresentação artística do CTG Estância dos Anjos de Araranguá e 20h30min, baile com Carlos Ferraz e Grupo Vizinhos do Rio Grande. A programação oficial termina no dia 20, feriado no Arroio do Silva e nos dias 21 e 22 haverá o 1º Circuito de Provas Campeiras, em área vizinha ao Acampamento Farroupilha..

A ORIGEM DA CHAMA CRIOULA

O acendimento da chama crioula é um ritual realizado desde 1947 quando um grupo de jovens, em Porto Alegre, retirou uma centelha da pira da pátria. Na época, a chama foi conduzida do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos. A ação deu início ao movimento de resgate e preservação dos usos e costumes do povo gaúcho. Este ano, o acendimento da chama crioula aconteceu em Tenente Portela, no Alto Uruguai  do Rio Grande do Sul. De lá foi distribuída a cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas do estado.

Foto: Acampamento Farroupilha está com estrutura praticamente concluída

 

 

Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar