Utilidade-Publica
Transporte intermunicipal volta a funcionar

Publicado em 02/09/2020 às 10:29 - Atualizado em 02/09/2020 às 10:41

Ônibus retornaram na segunda-feira
Créditos: Jorge Pimentel Baixar Imagem

Desde a manhã de terça-feira, 01/09, os ônibus da empresa Viação Cidade, que fazem o transporte intermunicipal entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva, voltaram a funcionar com o horário emergencial. A volta se deu através da autorização do Governo do Estado, através da Portaria portaria número 583/2020. O município de Balneário Arroio do Silva ressalta que o transporte de passageiros é restrito para pessoas com idade inferior a 65 anos, em prevenção ao chamado grupo de risco.

O que diz a Portaria

- Os ônibus deverão manter a ocupação de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente; disponibilizar álcool 70% no interior dos veículos, fazer a desinfecção completa dos veículos ao término de cada viagem e orientar com frequência funcionários e passageiros sobre as medidas básicas de higienização e cuidados em prevenção à Covid-19.

- As medidas para operação dos terminais rodoviários determinam que somente pessoas que irão viajar podem acessar o terminal; deve haver demarcação de distância de no mínimo 1,5 metro em locais de atendimento ao público, de filas no embarque e desembarque, nos assentos e nos pontos de ônibus; priorizar a comercialização de bilhetes de passagem por internet ou meios digitais; fixar cartazes com medidas básicas de higienização e cuidados em prevenção à Covid-19, entre outras.

- As normas sanitárias também determinam o uso obrigatório de máscara por passageiros, motoristas e funcionários; a constante orientação para higienização e segurança dos colaboradores; capacitação dos funcionários, disponibilizar e exigir o uso dos EPI’s apropriados; priorizar o afastamento, sem prejuízo de salários, de colaboradores pertencentes ao grupo de risco; encaminhar imediatamente para teste qualquer colaborador que apresente sintomas de Covid-19 e afastá-lo pelo período mínimo de 14 dias e priorizar o trabalho remoto para os setores administrativos.